Terceiro encontro

Pra quem achou que o clube estava parado, trago boas notícias: fizemos o terceiro encontro! (Posso ouvir um “aleluia”?)

O tema era “não-ficção“. Foi proposto pela Mari, na tentativa de fazer a gente ler algo técnico, útil pra vida, sobre alguma matéria interessante… (Não deu, Mari 😦 )

Minha cabecinha pirada, foi logo atrás de algo que me fizesse sair da zona de conforto. Hummm por que não física dessa vez? Confesso que os títulos dos outros temas eu encontrei em uma fração de segundos. Mas desse tema eu fiquei pesquisando um tempão… Acabei simpatizando com esse aqui:

download

O universo numa casca de noz – Stephen Hawking

Bom, já vou logo adiantando que não foi um livro que agradou a todas. Apenas essa mediadora que vos fala conseguiu terminar de ler o livro (até porque isso faz parte das regras, você escolheu um livro, você deve lê-lo até o fim). As demais participantes, tentaram (bravamente) concluir, mas estamos tratando de um assunto muito denso.

* a l e r t a   p a r t e   c h a t a *

Minhas impressões sobre o livro

O livro em si é muito interessante e te provoca a pensar sobre temas que permeiam questões não apenas científicas, mas filosóficas também. A parte técnica, embora seja densa, não é muito difícil de compreender quando você está prestando bastante atenção. Quero dizer que não é uma literatura relaxante, mas também não é a leitura mais difícil da sua vida. Stephen Hawking se propõe a simplificar temas complexos, sem deixar de abordar o necessário para fazer o leitor compreender, em termos científicos, o que ele deseja esclarecer. O livro é dividido em 7 capítulos, independentes entre si, com exceção do primeiro e segundo.

Talvez seja por isso que a maioria das meninas ficou somente no segundo capítulo, porque ele é o mais técnico e contém o maior número de informações para que você possa compreender o que está em qualquer um dos outros cinco capítulos. E isso porque a maioria comprou a versão com figuras, o que facilita a vida for dummies. Imagina como ficou a pobre da Rafa que tava na versão TCC da parada?

E aqui fica uma dica: se você é de humanas, mas tem vontade de se desafiar e ler um livro com uma temática de exatas, faça anotações. Vai parecer um trabalho escolar, eu sei, mas vai te ajudar a recuperar informações com as quais você não está habituado e isso pode facilitar a compreensão do conjunto da obra.

Eu fiz isso. Resumi cada capítulo em post-it para tentar explicar para as meninas depois. Mesmo com as minhas explicações, acabamos caindo num debate filosófico (e aqui, veja, que não tinha a menor chance de eu fazer dinâmica, jogos ou entretenimentos legais, gente! o negócio tava feio pro meu lado kkk).

Aproveito e deixo as principais perguntas para você, leitor(a), sobre a nossa discussão:

  • O que é o tempo?
  • O que você pensa sobre universo paralelo?
  • Existe um estado final para a ciência e a tecnologia?

*   f i n a l   d e   p a r t e   c h a t a  rs *

Como você pode perceber, ser mediadora dessa vez estava bem longe de ser divertido. Foi muito mais desafiador do que qualquer outra coisa. As ideias e provocações do Stephen Hawking mexeram comigo e me fizeram pensar sobre muita coisa da vida em geral e da minha vida pessoal.

Pra mim, missão cumprida, era isso que eu esperava de um livro (com o bônus de aprender finalmente sobre a teoria da relatividade, universo paralelo e tempo imaginário, mas isso era só curiosidade minha mesmo). Ah, e pra quem for fã de The Big Bang Theory, esse livro mega ajuda a entender as piadas dos caras! De verdade!)

Sheldon-TBBT

Já fazia um tempão que a gente não se encontrava e, após a frustrada tentativa de incluir maridos/namorados/namoridos e parceiros no encontro, acabamos ficando só na minha casa mesmo (apê novo, êh!) o que, pra mim, foi uma lembrança muito legal, já que a minha vida pessoal deu uma virada de 180 graus. A melhor parte foi comer bolo feito pela cunhada da Lala que ó, tava bom demais! (contato do bolo salva-encontro da galera aqui). Depois do bolo, todo mundo ficou feliz (rolou até foto! 😀 )

cha6pm

Fiquei muito satisfeita com o encontro e aliviada por ter superado esse tema de física. Acho que ficarei longe de livro de exatas por um bom tempo…

* * *

Ps: esse encontro aconteceu em março! Já tivemos outro encontro, mas essa pessoa avoada aqui, esqueceu de atualizar o blog. Perdoem a ausência. Prometo que no próximo texto (que vai ser escrito pela Maya, a cola social deste grupo, teremos mais histórias legais 😉 )

Obrigada por lerem ^^

Roberta

 

Deixe um comentário